terça-feira, 13 de outubro de 2015

Sem vistoria dos bombeiros, juiz manda interditar Festa do Boi

Sem vistoria dos bombeiros, juiz manda interditar Festa do Boi no RN.

Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, palco da Festa do Boi (Foto: Divulgação/Anorc)

O Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, que fica na cidade de Parnamirim, na Grande Natal, foi interditado no final da tarde deste domingo (11). A determinação foi do juiz Deyvis de Oliveira Marques, da Comarca de Parnamirim, ao acatar denúncia do Ministério Público. Na decisão, o magistrado entendeu que o local – onde acontece a tradicional Festa do Boi, a maior feira de animais e máquinas agrícolas do Rio Grande do Norte – só deve funcionar após a liberação do Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Falhas na estrutura física do parque, como um problema na central de gás, fizeram o Corpo de Bombeiros Militar não emitir o documento.

A Associação dos Criadores do Rio Grande do Norte (Anorc), responsável pelo evento, informou por meio de sua assessoria de comunicação que está tentando reverter a interdição atendendo as determinações dos bombeiros. Contudo, não detalhou quais são as exigência pendentes.

População fechou a BR-101 no trecho em frente ao Parque Aristófanes Fernandes, onde ocorre a Festa do Boi

Para esta segunda-feira (12), dia em que está prevista uma programação especial alusiva ao Dia das Crianças, a Anorc não deu garantias de que o parque será aberto à população. De acordo com a programação da Festa do Boi 2015, os portões deveriam abrir às 8h.

Além da interdição, o magistrado também estipulou multa diária de R$ 50 mil caso a Anorc não cumpra a ordem judicial.

O Corpo de Bombeiros informou que o projeto da estrutura móvel da Festa do Boi foi aprovado, mas a estrutura física do Parque Aristófanes Fernandes não atende as exigências necessárias para contemplar eventos de grande porte. A central de gás foi apontada como exemplo. A estrutura, que alimenta bares e restaurantes, estaria localizada em área inapropriada.


De acordo com a programação da Festa do Boi, para esta segunda-feira estavam previstos a 3ª Ordenha do Torneio Leiteiro das Raças Zebuínas, julgamento da raça Boer, início da admissão dos animais Soinga, julgamento da raça Pardo-Suíça, julgamento da raça Sindi (nacional), julgamento da raça Quarto de Milha, lançamento do Projeto Velas ao Vento e 4ª Ordenha do Torneio Leiteiro das Raças Zebuínas.

Para celebrar o Dia das Crianças, a Festa do Boi preparou a apresentação do ‘Maior Show Infantil’. Está previsto para subirem ao palco da Arena de Shows, a partir das 18h, personagens infantis como a Peppa Pig, Ben 10, Frozen, Galinha Pintadinha e os Backyardigans.

Comerciantes e público protestam na entrada do Parque Aristóofanes Fernandes; Anorc anunciam que programação desta segunda-feira está suspensa

Shows

Os shows do sábado, dia 10 (Aviões do Forró, Harmonia do Samba, Luan Estilizado e Chicabana), aconteceram normalmente. Os próximos estão previstos para os dias 16 (Henrique & Juliano, Dorgival Dantas, Mano Walter e Solteirões) e 17 (Banda Calypso, Calcinha Preta, Bonde do Brasil e Mara Pavanelly). Até o momento não há informes sobre cancelamento.

Esta é a 53ª edição da Festa do Boi. Para este ano, a Anorc anunciou que a expectativa é atrair mais de 500 mil visitantes e movimentar mais de R$ 150 milhões com as exposições. O evento, que foi aberto nó sábado (10), vai até o próximo domingo, dia 18.

-G1
-Tribuna do Norte

0 comentários:

Postar um comentário